segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DICAS DE SCRAP

Olá!!!

Há algum tempo uma amiga muito especial (a Patrícia Canale - fotógrafa MARAVILHOSA) me pediu que fizesse uma postagem sobre dicas de materiais para scrapbook. Pois bem, Paty, a postagem demorou mas saiu, rss...

A inspiração veio de um passeio pelo blog da Carina Sartor (scrapper TALENTOSÍSSIMA) onde assisti a uma entrevista dela para o Scrap Papo com a Márcia Nogueira do blog Scrapnauta.




Para quem está no básico do básico, vou deixar uma relação bem simples do material inicial que precisamos para começar: base de corte, estilete, régua de metal, uma boa tesoura de corte (existem várias marcas própria para scrap), cola (livre de ácido, gosto muito da marca repeteco, pois tem o bico fininho, o que facilita na colagem de detalhes pequenos impedindo que vaze cola e mache o nosso trabalho), fita dulpa face (uso muitoooooo), fita banana e papéis (que tem pra todos os gostos e bolsos, rss)

Bem, mas tenho tudo isso e não consigo fazer nada, onde busco INSPIRAÇÃO????
A bonitinha da inspiração pode vir de uma foto, como a própria Carina Sartor mencionou; dos papéis escolhidos para aquele projeto; mas também, pode vir enquanto foleamos uma revista e encontramos algo bacana; no tema de uma festa; de projetos já prontos que encontramos em blogs, sites, e até mesmo do pinterest (GRANDE fonte de inspiração para muita gente hoje em dia, rss), enfim, acredito que podemos buscar inspiração em diversas fontes.

E que outros materiais, FERRAMENTAS, podemos adqurir que irão nos ajudar na montagem do nosso projeto???
Acredito que a grande maioria das scrapper iniciam comprando alguns furadores (esse foi o meu caso), pois são ferramentos com custo não tão alto e que podemos ir comprando aos poucos sem precisar investir muito dindin. Mas quais furadores comprar??? Depende do projeto que você vai fazer, mas os furadores que mais utilizado são os circulares, de tamanhos variados; os círculos scallop também dão um efeito legal; tags, são sempre utilizadas, e os corações que podemos usar criar várias outras coisas com eles.
Uma das minhas grandes paixões são os furadores de borda, aqueles que formam tipo uma rendinha, um babadinho. Alguns kits vem também com a cantoneira, assim, torna-se possível fazer um quadrado com toda a extremidade perfurada, ou então, utilizá-los apenas para fazer os cantinhos. Como podem ver, existem diversas formas de uso desses materiais, que na minha opinião não são substituíveis pelas máquinas de corte.

Encontrei alguns blogs que dão algumas dicas legais sobre esse assunto dos furadores, são eles: 

Depois temos as máquinas de corte que dependendo do quanto você faz scrap, e se tem a oportunidade de adquirí-las também ajudam muito a otimizar o trabalho e obeter recortes inimagináveis, rss. Vou apenas citar algumas delas: cricut, silhouette cameo e slice machine. Acredito que das máquinas eletrônicas são as mais conhecidas. Posso falar apenas da silhoutte, que conheço um pouco. É uma ferramenta espetacular, os arquivos são vendidos separadamente e geralmente custam US$ 0,99, além da função que ela tem de Print and Cut, ou seja, você imprimi uma imagem na impressora e fazendo os devidos procedimentos a silhouette irá recortar.

Tem ainda a sizzix - big shot - e suas variações. Você compra a big shot e depois precisa comprar as facas que são vendidas separadamente, tem um custo um pouco elevado, mas são fantásticas, tendo em vista que corta desde o papel até o feltro (dependendo da faca). Além do que existem as plaquinhas de relevo que deixam o papel ainda mais lindo. rsss

Tem as ferramentas de encadernação: as que conheço são a Bind-it-all (que faz 6 furos quadradinhos por vez, além de fechar o wire-o) e a The cinch (que faz 12 furos redondos de uma única vez, e também fecha o wire-o). AMO demais, também não substitui as máquinas eletrônicas.

Bem, acho que já deu pra ter uma idéia de quanto o mundo do scrap é amplo e das inúmeras opções de ferramentas que temos. O post ficou um pouco longo, mas tentei trazer algumas informações iniciais, pois todo mundo que pesquisa alguma coisa sobre scrap já encontra algo sobre essas ferramentas. Devagar vou trazendo novas informações sobre esse mundo fascinante. Deixem comentários com sugestões de temas que gostariam de ver por aqui.

Uma semana linda e abençoada para todos nós.
Um super bj.
E até a próxima.



8 comentários:

  1. Adorei o post amiga.
    De muita ajuda.
    Cada vez te admiro mais por não ser egoísta e compartilhar seu conhecimento. Pena que existem pessoas que só querem se aproveitar disso.
    Te amo muito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ro, falta apenas tempo para poder planejar as mil e uma ideias que temos em mente, mas aos poucos os projetos são sendo colocados em prática. Obrigada pelo carinho sempre!! bjs

      Excluir
  2. Que legal, Flávia!! Você bem que poderia fazer uma oficinha para iniciantes! EU me candidato a aluna, preciso encontrar um novo lazer e amo atividades manuais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrirgada pela visita e pelas sugestões Marcela.
      Tenho muitos projetos em mente, aos poucos eles vão se concretizando e com certeza vocês vão gostar bastante. bjs

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada pelo carinho sempre, Ká. Te adoro. bjs

      Excluir
  4. Adoreeei Flavia, ja me ajudou, vou fazer a minha listinha e ir as compras, pois ficava muito perdida, aqui as opcoes sao infinitas, e eu nao posso torrar meu dinheirinho sem saber qual sera util pra mim,Obrigada! Vc 'e otima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, fico feliz q já tenha ajudado um pouco, aos poucos vou postando mais dicas de materiais bem uteis, e com certeza você vai voltar com ferramentas maravilhosas pra produzir coisas lindíssimas de scrap, com as fotos divinas que você faz, e com seu bom gosto, o resultado será único: sucesso total. bjs

      Excluir